Matrículas abertas na EJA de São Sebastião oferecem nova chance para concluir o Ensino Fundamental

São Sebastião mantém matrículas abertas para a EJA durante todo o ano. Programa permite concluir o Ensino Fundamental e ampliar oportunidades profissionais.

Moradores de São Sebastião com 15 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental têm uma nova oportunidade para retomar os estudos. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), programa voltado a quem deseja concluir a educação básica e ampliar suas perspectivas pessoais e profissionais.

A modalidade atende jovens, adultos e idosos que interromperam a trajetória escolar por diferentes motivos e agora buscam voltar à sala de aula. As inscrições permanecem abertas durante todo o ano, permitindo que novos alunos ingressem conforme a demanda.

Educação para transformar oportunidades

A EJA foi criada para oferecer uma formação adequada à realidade de quem precisa conciliar estudos, trabalho e responsabilidades familiares.

Além da conclusão do Ensino Fundamental, o programa contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado de trabalho, acesso a cursos técnicos e continuidade dos estudos no Ensino Médio.

Segundo a Secretaria da Educação, as aulas são oferecidas em diferentes regiões do município para facilitar o acesso dos estudantes e reduzir as dificuldades de deslocamento.

Aulas em diversas regiões de São Sebastião

Os polos da EJA estão distribuídos nas regiões Central, Costa Norte e Costa Sul do município.

Centro

EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana
📍 Avenida Prof. Dr. José Machado Rosa, 349 – Topolândia
📞 (12) 3892-5519

Costa Norte

EM Prof.ª Joana Alves dos Reis
📍 Rua do Parque, 30 – Canto do Mar
📞 (12) 3861-2828

Costa Sul

EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza
📍 Rua Agatha Cristynne Duarte, 33 – Maresias
📞 (12) 3865-5256

EM Prof. Antonio Luiz Monteiro
📍 Estrada do Cascalho, 1.409 – Boiçucanga
📞 (12) 3865-3613

EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida
📍 Rua Benedito Carlos de Almeida, 444 – Juquehy
📞 (12) 3893-2394

O que muda para o cidadão?

A retomada dos estudos pode abrir portas para melhores oportunidades de emprego, aumento da renda familiar e acesso a novas qualificações profissionais.

Em muitos processos seletivos, a conclusão do Ensino Fundamental é um requisito básico para contratação. Além disso, quem conclui essa etapa pode seguir para o Ensino Médio e posteriormente para cursos técnicos ou superiores.

A iniciativa também contribui para a inclusão social e para a redução da evasão escolar entre jovens e adultos que precisaram abandonar os estudos no passado.

Como fazer a matrícula

As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, diretamente em um dos polos da EJA.

Os interessados devem apresentar:

  • 1 foto 3×4;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte);
  • Cartão SUS;
  • Carteira de vacinação;
  • Comprovante de residência atualizado.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades participantes ou no portal da Prefeitura de São Sebastião.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião/SP