São Sebastião recebe prêmio Máster em evento da Amvale

O município de São Sebastião recebeu a maior honraria durante o Prêmio AMVALE de Gestão Responsável entregue na noite de sexta-feira (29), em Tremembé (SP). Foram agraciadas iniciativas desempenhadas por órgãos ou instituições de gestão pública dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo relacionadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a Amvale, a Gestão Responsável engloba práticas que promovem a transparência, eficiência e sustentabilidade nas ações administrativas. Por isso, o prêmio buscou valorizar e estimular a implementação de práticas de gestão responsável dos municípios em todas as esferas do setor público que se destacam nesses princípios, contribuindo para o desenvolvimento regional de maneira ética e inovadora.

São Sebastião concorreu em quatro das 17 iniciativas, sendo a número 4, que fala de Educação de Qualidade, onde a Secretaria de Educação (SEDUC) participou com o programa ‘Cultura empreendedora nas escolas: perspectivas de projeto de vida com trabalho decente e crescimento econômico’; o número 13, que trata da Ação contra Mudança Global do Clima, com a Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS) com o projeto ‘Em Defesa da Saúde’; o 17, que abrange Parceria e Meios de Implementação onde a SEDUC apresentou ‘Projetos que permeiam a Educação de Qualidade Sebastianense com a promoção de ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’; e o 18, este que dá nome à Premiação, de Gestão Sustentável, onde a SEDUC emplacou o projeto ‘Educação socioambiental se aprende na prática por meio de projetos”. Este foi o prêmio de melhor e mais completo projeto entre todos os inscritos.

Presente à premiação, a secretária da Educação, Marta Braz, destacou a importância do trabalho executado no município e a participação de sua equipe na implantação das propostas. “Como secretária, estou imensamente feliz e honrada em receber o Prêmio Gestão Responsável da Amvale. Este reconhecimento é fruto do esforço coletivo e do compromisso com os projetos educacionais que atendem às metas e diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Agradeço a todos os profissionais envolvidos nesse trabalho transformador, que visa promover a educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável para nossas futuras gerações. Este prêmio é um reflexo do impacto positivo que estamos gerando em nossa comunidade”.

Para o prefeito Felipe Augusto, também presente no evento “este prêmio reconhece e incentiva a implementação de práticas de gestão responsável nos municípios da Amvale, destacando iniciativas que seguem esses princípios e contribuem para o desenvolvimento regional de forma ética e inovadora, o que temos feito na nossa cidade”.

A Amvale congrega 39 municípios na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, uma das regiões industriais mais desenvolvidas do Estado de São Paulo e com enorme potencial turístico.

Para a premiação, foram 31 cidades inscritas, 128 iniciativas concorrendo e 87 classificados como finalistas em 18 categorias. “Uma grande alegria para Associação foi observar que todos os municípios inscritos tiveram pelo menos um projeto classificado entre as categorias do Prêmio, o que denota que toda região possui bons projetos para a população do Vale do Paraíba”, pontuou o diretor executivo da entidade, Clodomiro Junior.

Fonte: Mara Cirino | PMSS