Pela segunda vez, São Sebastião será sede da Copa São Paulo de Futsal de Base, considerado um dos principais eventos da modalidade no Estado de São Paulo. O evento conta com cerca de 50 equipes divididas em nove categorias e ocorre de domingo (15) até sexta-feira (20). São Sebastião será representada pelas equipes montadas nas escolinhas da Liga Sebastianense de Futsal (Lisfuts).
Promovida pela empresa Champ, gestora em organização de eventos esportivos, em parceria com a Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS), e contando com total apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), a Copa São Paulo 2024 promete jogos de alto nível por ter equipes que sempre formam talentos da modalidade no Estado de São Paulo.
O dirigente do Tabuca Juniors e proprietário da Champ, André Cintra, explica que o evento foi inspirado em competições como a Copa do Brasil de Futsal, Copa Super Esporte e Super Copa América. De acordo com Cintra, a edição de 2023 foi um sucesso e por este motivo São Sebastião foi escolhida novamente para ser a sede do evento.
Neste ano, a copa conta com participações de equipes de fora do Estado de São Paulo e até internacionais como, por exemplo, as equipes do Olaria (Rio de Janeiro), CT Davi (Paraná) e Ítalo Paraguaio de Assunção (Paraguai) que também disputarão a competição.
“São Sebastião conta com uma infraestrutura incrível e possuí ótimos ginásios para receber as partidas de forma itinerante. Serão quatro espaços esportivos do município recebendo os jogos cheio de emoção e gols em cinco dias de competição. Todos estão convidados a prestigiar esse evento, pois a entrada é gratuita”, explicou Cintra.
Segundo o organizador, durante os finais do ano, os times de São Paulo sempre tinham que fazer excursões para outros Estados para disputar campeonatos importantes de fim de ano e a criação da Copa São Paulo veio para melhorar a logística para as equipes.
“Este evento visa algo além da competição. Queremos promover o desenvolvimento das crianças, equipes e da modalidade como um todo. Vamos realizar uma verdadeira confraternização através da última oportunidade no ano dos times conseguirem trabalhar o futsal de base. Igual ao ano passado, tenho certeza que os jovens atletas vão amar jogar em São Sebastião e aproveitar para se divertir em uma das cidades mais encantadoras do Estado”, disse Cintra.
Os jogos vão ser realizados na Arena Amaro Buarque Sampaio, na Topolândia, no Ginásio José de Souza Gringo, no Varadouro, no Ginásio do Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz e no Ginásio do Centro de Apoio Educacional (CAE) do Jaraguá, sempre a partir das 8h.
Nos dias 15, 16 e 17 ocorrem as partidas da fase de grupos, onde todos os times se enfrentam e os melhores avançam para a Série Ouro. As outras duas equipes que não se classificarem para a Séria Ouro seguem na competição, mas disputando a Série Prata.
As semifinais das duas séries estão marcadas para os dias 18 e 19 e as finais ocorrem no dia 20 para definir os campeões da competição. Os campeões e vices receberão troféus e medalhas. Além disso, terão os prêmios de melhor goleiro, artilheiro, destaque da Copa São Paulo, troféu Craque do Jogo e Melhor Treinador da Categoria.
Fonte: Rafael César | PMSS