São Sebastião é pioneira no Litoral Norte no Implante de anel Intra-Estromal e Radiação por Cross Linking.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu os primeiros procedimentos de Implante de anel Intra-Estromal e Radiação por Cross Linking pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes com ceratocone (protrusão bilateral da córnea) no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), no sábado (22). 

A cidade foi pioneira, em ambos os procedimentos, em todo Litoral Norte. De acordo com o oftalmologista responsável pelas cirurgias, Glauco Reis, 26 pacientes passaram por cirurgia e houve apenas uma abstenção por razões de saúde. 

Para o profissional, o trabalho foi motivo de muita gratificação a toda equipe participante. “Para nossa equipe, é muito gratificante ver pessoas conseguirem realizar os procedimentos de forma dinâmica e com especialistas da área de córnea diretamente no município. Antes, esses pacientes precisavam sair do município e entrar em filas de espera. Agora, a Prefeitura de São Sebastião facilitou este acesso, além de permitir que os pacientes operados passem por acompanhamento com equipamentos mais modernos, sem necessidade de deslocamentos e longas esperas”, destaca o médico.

Ainda segundo o especialista, este é um ganho imenso de qualidade de vida e único para todos os pacientes que tanto ansiavam por estes procedimentos. “Nos sentimos honrados pela parceria e apoio imensurável do prefeito Felipe Augusto, do vice-prefeito Reinaldinho Moreira, e da secretária de Saúde, Laysa Pires”, ressaltou. 

Estes procedimentos são necessários para a estabilização da progressão do ceratocone e melhora da qualidade da visão destes pacientes. 

De acordo com a SESAU, usuários precisam passar primeiramente pelo atendimento com oftalmologista da rede e, após indicação cirúrgica, entregar os exames necessários. No próximo sábado (29), será a vez do Mutirão de Catarata, que já tem previsão de atender a 50 pacientes. 

Fonte: Talita Fernanda | PMSS