A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica 2024, um dos eventos mais tradicionais e regulares da vela paulista, termina neste sábado (30), com a desafiadora Regata Volta à Ilhabela. Conhecida por ser a prova mais técnica do calendário, a prova é considerada essencial no currículo de qualquer velejador experiente, somando aproximadamente 50 milhas náuticas (90 km) em um percurso repleto de variações de vento e condições de mar.
A partir das 10h30, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Yacht Club de Ilhabela promovem o “Desfile dos Barcos”, em frente ao píer da Vila, no intuito de promover ainda mais a interação entre os velejadores e a comunidade local.
A largada está prevista em frente ao Píer da Vila, mas pode sofrer alterações em função das condições meteorológicas. “A decisão do sentido da regata – norte ou sul – só é feita momentos antes da largada, dependendo das condições do vento no dia”, explica Carlos Eduardo “Cuca” Sodré, diretor técnico da prova.
Os competidores enfrentam condições variáveis ao longo do percurso. No Canal de São Sebastião, o mar é mais tranquilo, mas ao norte e ao sul da ilha os desafios se intensificam. Ventos fracos ou muito fortes, além de mar “grosso” e correntes imprevisíveis, testam a habilidade técnica e estratégica de cada equipe.
Um ano de muitas regatas e comemorações
Com três etapas já realizadas em 2024, a Copa Mitsubishi consolidou-se como um dos circuitos mais competitivos do país, com números expressivos: 22 regatas na Classe C30, 19 na HPE, 16 na ORC e 14 na RGS.
Essa regularidade ao longo do ano promove o equilíbrio entre as equipes. “Aqui, não é um único dia ruim ou excepcional que define o campeão. A regularidade é o que conta,” destaca Cuca.
Inscrições e apoio
As inscrições para a 24ª Regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake seguem abertas para as classes ORC, BRA-RGS, RGS Cruiser, C30 e HPE25, e podem ser feitas no site oficial do evento: www.circuitoilhabela.com.br.
Com organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio da Mitsubishi Motors, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, além de empresas e instituições parceiras.
Fonte; Prefeitura Ilhabela