Prefeitura investe em segurança pública e GCM fecha balanço com mais de 14 mil ações no primeiro semestre

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou neste primeiro semestre 14.167 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros.

A questão da segurança pública no município vem sendo tratada como prioridade pela Prefeitura de Caraguatatuba, mesmo sendo uma questão de competência do Estado e, desde sua criação no final de 2022, a GCM vem correspondendo de forma positiva aos investimentos feitos na área.

No semestre, foram realizadas 802 abordagens, 188 participações em apoio à operações com as Polícias Civil e Militar, 8.303 rondas, 3.711 rondas escolares. Foram presos 20 indivíduos e 14 prisões foram feitas em flagrante. Também foram vistoriados 98 veículos e 17 foram recuperados.

Relacionadas à Lei Maria da Penha, foram resolvidas 12 ocorrências em que os indivíduos que violam a medida protetiva foram encaminhados à Delegacia de Polícia.

Investimentos em segurança

 Desde 2017, a administração investiu com recursos municipais mais de R$ 50 milhões. A verba é aplicada em convênios com as Polícias Civil e Militar, com a implantação da Guarda Civil Municipal, o Centro de Operações Integradas (COI) e a instalação de mais de 180 câmeras de monitoramento, que formam uma muralha eletrônica capaz de fazer reconhecimento de placas de veículos e facial de pessoas procuradas pela Justiça.

É também o COI quem recebe as chamadas feitas pelo aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, implantado em março de 2023, para agilizar a ajuda às mulheres vítimas de violência doméstica do município.

A Atividade Delegada (policiais em horários de folga trabalham e recebem pela Prefeitura), também tem recebido investimentos desde 2017, com o aumento do efetivo de policiais pagos pela municipalidade para realizar o patrulhamento nas ruas. O programa recebeu da municipalidade motos e viaturas novas.

Aumento do efetivo

A Prefeitura de Caraguatatuba está aumentando o efetivo da GCM por meio do Concurso Público 001/2019. Já foram feitas duas chamadas convocando candidatos para aumentar o efetivo da Guarda. A primeira foi feita em abril, com a convocação de 36 candidatos. Com uma nova chamada em maio, de mais 18, somam-se 54 candidatos convocados. Atualmente a corporação conta com 55 integrantes.

Os candidatos passarão por um curso de formação, com carga horária de 640 horas, equivalentes a quatro meses de formação, ministrado no Centro de Formação e Instrução da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba.

Durante o curso, os candidatos terão aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.

 Serviço

Guarda Civil Municipal

Telefone: 153

Fonte: PMC