Acompanhando as necessidades e avanços tecnológicos, a Prefeitura de Ubatuba se prepara para a implantação do SEI Cidades – Sistema Eletrônico de Informações, no qual todos documentos e processos passarão a ser na forma digital e online, com a garantia de 100% de transparência, permitindo acesso total ao cidadão.
O SEI Cidades é uma plataforma disponibilizada pelo Governo de SP, que transfere toda a gestão de documentos, comunicações e processos administrativos para o meio eletrônico, onde toda comunicação será online, em tempo real. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação (SMTI) , será necessário um período de dois anos de transição total – mas, a partir da implantação efetiva do sistema, todos os procedimentos a serem iniciados já serão digitais.
Haverá um período de transição, no qual os processos já iniciados no papel terão sua conclusão natural, dependendo de sua complexidade.
“Estou trabalhando para a transparência total com a inserção de Ubatuba no SEI. Essa tecnologia promete aumentar a eficiência, reduzir o uso de papel e agilizar o atendimento aos cidadãos”, comemorou a prefeita Flávia Pascoal.
Para essa implantação, será necessário um ajuste de legislação, bem como a criação de um Grupo de Trabalho para execução das ações de Transformação Digital na PMU, que dará andamento no estudo de preparação do sistema, visando implantar o trabalho junto com os servidores de cada setor.
O processo de implantação será organizado em etapas:
- Levantamento das Unidades
- Levantamento de Usuários
- Elaboração da Legislação necessária
- Criação de ambiente na PRODESP
- Capacitação dos Multiplicadores
- Capacitação dos Usuários (funcionários)
- Homologação final
- Início do uso do SEI Cidades.
Na próxima terça-feira, 12 de novembro, haverá uma reunião no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto com as equipes administrativas das secretarias para mais esclarecimentos.
Histórico
No dia 11 de abril de 2023, a prefeita Flavia Pascoal, firmou um termo de adesão à rede nacional de Governo Digital, formalizando a parceria com a Rede.Gov.Br para promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público.
Esse foi o início das tratativas que terminaram com o contato com o governo de SP e a Prodesp, dando início às conversas e negociações com a Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo.
Mais sobre o SEI
Por meio de um acordo de cooperação técnica entre o TRF4 e o Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado disponibilizou o SEI Cidades aos 645 municípios de SP, sem custos nos dois primeiros anos do projeto. O sistema será mantido e gerenciado pela PRODESP.
Disponibilizada em padrão 100% WEB, a solução será acessada através de navegador pela internet, sem necessidade de instalação de qualquer complemento. A infraestrutura, a segurança e o gerenciamento serão fornecidas pela Prodesp.
Fonte: PMU