A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), promove no sábado (29) mais um Mutirão de Catarata no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS).
A previsão é de que 42 cirurgias sejam realizadas no período da manhã pelo médico especialista em oftalmologia Glauco Reis e sua equipe. De acordo com o SESAU, a catarata consiste em uma opacidade da lente natural do olho (cristalino).
Apesar de ser um procedimento relativamente rápido , é de alta complexidade e exige que os pacientes sigam à risca as orientações e cuidados no pré, trans e pós-operatório. O procedimento cirúrgico dura cerva de 10 a 15 minutos sob anestesia tópica, período no qual é realizado a substituição do cristalino por uma Lente Intra-Ocular (artificial).
Após isso, o paciente é acompanhado em consultório em avaliações pós-operatórias, sendo de fundamental importância o seguimento de orientações (que são fornecidas por escrito desde o pré-operatório), bem como do uso dos colírios da forma correta e nos horários prescritos.
Atualmente, São Sebastião é o município do Litoral Norte com menor tempo de espera por uma cirurgia de catarata, e que farão o procedimento dentro da cidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que leva muitos pacientes a buscarem o Serviço Municipal para fazer a avaliação e acompanhamento.
De acordo com a SESAU, usuários precisam passar primeiramente pelo atendimento com oftalmologista da rede e, após indicação cirúrgica, entregar os exames necessários para passar pelo procedimento.
Fonte: PMSS – Talita Fernandes