Prefeitura de São Sebastião entrega de obras de contenção e inaugura memorial na Vila Sahy

Com um investimento superior a R$ 123 milhões, a Prefeitura de São Sebastião entregou, nesta segunda-feira (30), as obras de contenção da Vila Sahy, na Costa Sul do município, além de um memorial em homenagem às vítimas da catástrofe ocorrida em 19 de fevereiro de 2023. A região foi a mais afetada na ocasião, registrando o maior número de óbitos.

O prefeito Felipe Augusto discursou durante a cerimônia de entrega, que contou com a presença de vereadores, representantes da Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil, Associação de Moradores da Vila Sahy (Amovila) e membros da comunidade.

“Essa é uma das maiores obras de contenção do Litoral Paulista. Acredito que este espaço se torne um símbolo de empatia e de compromisso com a população que vive em área de risco. Tenho um carinho muito grande por essa comunidade e precisava dedicar esse memorial às 64 pessoas que perderam a vida naquela fatídica noite”, enfatizou o prefeito.

No pós-catástrofe, a Vila Sahy passou por diversas intervenções, incluindo limpeza, desassoreamento e contenção de margem do Rio Sahy, devido à grande quantidade de lama que invadiu o rio durante as fortes chuvas, causando o assoreamento do leito.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Luis Eduardo, antes do evento climático, o Rio Sahy tinha cerca de um metro de profundidade e, após a catástrofe, o curso d’água foi reduzido a aproximadamente 30 centímetros de profundidade.

“A estrutura de contenção na foz do Rio Sahy foi feita com o objetivo de mitigar o processo erosivo. As obras foram complementares aos serviços de contenção e drenagem realizados no bairro”, ressaltou o secretário.

Também foi construído um sistema de drenagem com nova travessia sob a Rodovia Dr. Manoel Hyppolito do Rego (SP-55) com lançamento das águas pluviais no Rio Sahy. A ampliação da capacidade de vazão do rio permite que a água captada pelo novo sistema seja escoada, aumentando muito a capacidade de drenagem do bairro.

A Vila Sahy também foi contemplada com terraplanagem, contenções em solo grampeado com concreto projetado, plantio de vegetação, instalação de barreiras de contenção flexíveis e muros de gabião. 

O presidente eleito da Amovila, João Bosco, valorizou o empenho do prefeito em entregar essa obra que dará mais tranquilidade para os moradores do bairro. “Nosso bairro foi muito bem reestruturado depois da catástrofe e temos que agradecer pela dedicação do prefeito para concluir essas obras em nossa comunidade”, falou João.

Memorial

No local, onde houve a destruição do maior número de casas e grande parte dos óbitos ocorridos durante a tragédia climática, foi erguido um memorial, no qual foram colocados os nomes de todas as vítimas do fatídico dia 19 de fevereiro. “Esse memorial homenageia àqueles que se foram, mas também a resiliência do povo sebastianense e a reflexão sobre o nosso papel nessa vida”, destacou o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

Fonte: Rafael César | PMSS