Porto de São Sebastião realiza exportação de café em navio a vela sustentável

O Porto de São Sebastião realizou uma operação histórica ao exportar, pela primeira vez, uma carga de café especial para a Europa utilizando um navio à vela sustentável.

A embarcação francesa “Artemis”, com 81 metros de comprimento e 12 metros de largura, foi carregada com cerca de 700 toneladas de café orgânico e 10 toneladas de cacau especial. A carga veio de Fazenda Ambiental Fortaleza, localizada no município de Mococa, no interior paulista em cerca de 40 caminhões. A fazenda trabalha com uma média de 80 variedades de café orgânico.

Essa operação marca a primeira exportação de café em um navio à vela pelo Brasil, com uma viagem de aproximadamente 21 dias. A “Artemis” é movida exclusivamente pela força do vento e energia solar, garantindo zero emissões de carbono, uma alternativa sustentável ao transporte marítimo tradicional.

Essa exportação faz parte de uma parceria entre a FAFCoffees, a Belco e a TOWT, com o objetivo de levar o café especial e o cacau para a Europa de forma completamente sustentável. Marcos Croce, proprietário da FAFCoffees, destacou a importância simbólica da operação, que reflete o compromisso ambiental desde o cultivo até o transporte. Afirmou: ‘Nossos produtores plantam o café de montanha nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e  São Paulo, tendo toda essa preocupação com a qualidade sensorial, solo orgânico do princípio ao fim do processo”.

Por isso, a escolha de uma embarcação totalmente com essa pegada ambiental e o embarque pelo Porto de São Sebastião, localizada na região privilegiada que o empresário considera a mais bonita do país e sem perder para outros lugares no mundo, além de sua adequação à logística internacional sustentável.