O Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, realizou recentemente os primeiros registros de Quati e Mão-pelada (espécie de Guaxinin) em suas dependências. Os avistamentos abrem espaço para a reflexão sobre as condições propícias que o parque oferece para o desenvolvimento da fauna.
A presença dos animais selvagens aponta para a importância da unidade de conservação na manutenção do equilíbrio ecológico da região. Com as árvores nativas em processo de frutificação, o parque não apenas atrai novos habitantes, mas também se mostra como um refúgio fundamental para a fauna local, permitindo a reprodução e o ciclo natural das espécies.
O Quati, de pelagem que varia de amarelo a marrom escuro no dorso, com o ventre mais claro, possui uma cauda peculiar, do tamanho do corpo, ereta enquanto anda. Vive em grupos que podem chegar a 30 indivíduos, alimentando-se de pequenos animais, frutos e até alimentos de origem antrópica em abundância.
Já o Guaxinim Norte-americano ou Mão-pelada pode atingir um metro de comprimento e possui uma máscara de pelos escuros ao redor dos olhos, com anéis de pelos intercalados na cauda. Esses animais têm uma dieta onívora, consumindo frutos, pequenos roedores, aves, entre outros, sendo considerados bons dispersores de sementes, especialmente da palmeira Jerivá. Costumam lavar alimentos antes de comê-los em locais próximos a cursos d’água e mata ciliar, podendo, em ambientes urbanos, se alimentar principalmente de alimentos de origem antrópica (lixeiras e comedouros).
Além dessas espécies recentemente registradas, o parque também abriga capivaras, esquilos, teiús (lagartos) e diversas aves típicas da região. Existe também uma grande diversidade de insetos e animais marinhos. Muito deles são possíveis de avistar durante visitas.
Saiba mais sobre o Parque Juqueriquerê:
O parque está aberto para visitações de terça à sexta-feira das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 16h.