O Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado em 10 de outubro, é uma data importante, pois busca trazer uma reflexão sobre os sofrimentos mentais. Caraguatatuba possui diversos equipamentos de saúde voltados a este tipo de atendimento.
São equipamentos especializados no atendimento da saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II); CAPS-AD; Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil / Protege; Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris.
O objetivo da data é chamar a atenção para necessidade desse cuidado que é fundamental, pois a saúde mental afeta a todos em qualquer faixa etária, nível escolar, etnia ou renda. Isso porque existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito, como depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool e outras drogas ou perturbações psicóticas, como a esquizofrenia.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, neste ano, o CAPS II realizou cerca de 30 mil atendimentos com assistente social, enfermagem, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, além dos acolhimentos, atendimentos individuais, em grupos e domiciliares, práticas corporais e atenção às situações de crise. Já o CAPS AD foram mais de 14 mil nas mesmas especialidades.
Já o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil / Protege, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes realizou este ano, 4.590 atendimentos, entre escutas especializadas e avaliações, visitas domiciliares, terapias em grupo, psicoterapia individual, consulta médica e com assistente social.
A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão disponíveis para atender qualquer pessoa que queira ajuda. Elas são a porta de entrada para qualquer atendimento.
Serviços
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: fica na Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3883-9081. Atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD): fica Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600. Atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil/Protege: fica Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309. Atende apenas crianças ou adolescentes com transtorno mental e casos de violência.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris: para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
– CER: setor de Reabilitação Neuro Infantil fica no prédio do CEM/CEO, no bairro Jardim Primavera e atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.
Fonte: Secretaria de Saúde – PMC