Até quinta-feira (22), a Praça da Cultura, no Centro será palco do 1º Mutirão da Saúde. No espaço há atendimento de médicos especialistas nas áreas de cardiologia, oftalmologia, ginecologia, gastroenterologia, além de nutricionista, sempre das 13h às 21h. A expectativa é que mais de 3 mil pessoas sejam atendidas.
A população também pode realizar exames de sangue; avaliação do índice de massa corporal (IMC); exames de avaliação ocular; eletrocardiograma; ultrassons de mama, de abdômen total, de rins e vias urinárias; além de avaliação do estado de saúde do paciente.
Os pacientes estão sendo agendados pelas Unidades Básicas de Saúde conforme a demanda reprimida. Apenas para consulta com nutricionista, a demanda é livre e não é necessário realizar agendamento.
Além dos atendimentos médicos, o espaço conta com diversos estandes com orientações importantes de promoção à saúde, autocuidado e prevenção de doenças, com orientação da Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros, Fazenda Esperança com assuntos voltados aos dependentes químicos, Concessionária Tamoios e Vigilância Ambiental.
No primeiro dia do evento, nesta terça-feira (20), o público pôde conferir palestra com o renomado médico Dr. Jairo Bouer, sobre “Autocuidado e Sexualidade”. Em seguida a tenente Érica Ramalho, comandante do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, abordou sobre “Primeiros Socorros”.
A programação segue na quarta-feira (21), às 15h, com a psicóloga Gisele Nepomuceno, palestrando sobre “Saúde Mental”; e às 17h, a Tenente Érica retoma ao palco falando sobre “Segurança Residencial”.
E na quarta-feira (22), às 15h, a nutricionista do Hospital Albert Einstein, Jessica Bezerra, abordará sobre “Mitos e verdades sobre alimentação”; e às 17h, a Tenente Érica, fala sobre “Reanimação cardiopulmonar”.
O Mutirão da Saúde é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão, encaminhada pelo deputado Rui Alves.
O Mutirão da Saúde também conta com espaço kids (brinquedo, leitura e jogos educativos) e massagem.
Agosto Dourado
Dentro da Campanha Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno, o Mutirão contará na quarta-feira (21), com o Fórum de Aleitamento Materno, a partir das 8h e a Hora do Mamaço, a partir das 16h.
Confira a programação:
8h15: Abertura
9h: Palestra ‘Desafios da Amamentação’ – Dra. Maira Mendonça Lobo (pediatra)
9h30: Palestra ‘Fisiologia da Amamentação’ – Dra. Déborah Corato Catelan (pediatra)
10h: Coffee Break
10h30: Palestra ‘Aleitamento Materno’ – Nádia Cristina Maia da Costa (nutricionista)
11h: Palestra ‘Aleitamento Materno: Apoio em Todas as Situações’ – Janaína Guedes Guarizi Pires (enfermeira e especialista em saúde da família)
11h30: Encerramento
Hora do Mamaço
No mesmo dia, às 16h, a Prefeitura também realiza a Hora do Mamaço, uma campanha que tem como objetivo garantir que mães amamentem em locais públicos e sem constrangimentos. A ‘Hora do Mamaço’ faz parte da campanha Agosto Dourado e fomenta a luta pelo incentivo à amamentação. Durante a ação, haverá palestra da nutricionista Karina Farkas de Siqueira Corradino, sobre ‘Composição do Leite Materno’.