No último domingo (24), Ilhabela recebeu o segundo navio da temporada de cruzeiros 2024/2025: o Costa Pacífica, da Costa Cruzeiros. Com capacidade para 3,8 mil passageiros, essa foi a primeira de 20 escalas previstas na cidade até o fim do verão.
Historicamente, cerca de 70% dos cruzeiristas que chegam ao município desembarcam para explorar o Centro Histórico, movimentando o comércio local, restaurantes e serviços turísticos, como passeios e agências de viagens.
A próxima parada em Ilhabela será do Orchestra, da MSC Cruzeiros, no dia 1º de dezembro, data em que o Costa Pacífica também retornará para mais uma escala na cidade.
“Esta promete ser a maior temporada de cruzeiros marítimos dos últimos anos, e estamos preparados para receber os turistas desse segmento essencial para nossa economia”, afirmou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci. Ele destacou o papel estratégico da cidade como um destino consolidado e cada vez mais procurado pelas principais operadoras globais.
Recorde na temporada de cruzeiros
Com 68 escalas confirmadas, a temporada 2024/2025 caminha para ser a maior da história de Ilhabela, com possibilidade de inclusão de novas paradas ao longo do período. O impacto econômico é expressivo, abrangendo diversos setores.
Segundo um estudo da CLIA Brasil (Cruise Lines International Association) e da FGV, o gasto médio de cada visitante é estimado em R$ 668,91, evidenciando a relevância do turismo de cruzeiros para a economia local.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela