porto-cruzeiro-sao-sebastiao-divulgacao

Home Port: Projeto de um moderno porto para receber turistas em São Sebastião

São Sebastião pode receber os maiores navios de cruzeiro do mundo. A Prefeitura apresentou um projeto à Companhia Docas do Estado de São Paulo (CDSP) e ao governador Tarcísio de Freitas para construir um porto que permita a chegada e saída de grandes embarcações.

Atualmente, São Paulo tem apenas um porto para cruzeiros, o Porto de Santos, mas os navios também costumam parar em Ilhabela. O novo porto em São Sebastião visa aumentar o turismo na cidade e no estado.

São Sebastião possui algumas das praias mais bonitas de São Paulo, como Maresias, Juquehy, Barra do Sahy e Barra do Una, e atrai turistas o ano todo, com mais de 30 praias no total.

O projeto Home Port planeja construir um píer com dois lugares para atracação na Praia Grande, no centro da cidade. O prefeito Felipe Augusto disse ao Estadão que o novo porto poderá receber navios durante o ano todo, não apenas na temporada de cruzeiros, e que a localização deve atrair ainda mais passageiros.

Com o novo acesso do contorno sul da Tamoios, que ficará pronto em novembro, será ainda mais rápido e fácil chegar a São Sebastião partindo de São Paulo. Confira os detalhes do Home Port:

  • Capacidade para dois navios ao mesmo tempo, incluindo o Icon of the Seas, o maior navio do mundo, da Royal Caribbean;
  • Infraestrutura completa, com terminal de passageiros, lojas, praça de alimentação, estacionamento, museu e quadras poliesportivas;
  • Recebimento de navios de cruzeiro durante todo o ano.

Embora seja um projeto antigo de mais de sete anos, estava parado e agora poderá finalmente avançar. Ainda não há prazo para a conclusão do estudo que determinará se o projeto sairá do papel. A cidade já tem um porto, mas que só recebe navios de carga.

No início do ano, o projeto foi apresentado no primeiro Fórum Internacional de Investimentos para o Turismo de São Paulo, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) para atrair investidores interessados no setor. O custo do novo porto de cruzeiros é estimado em R$ 500 milhões, cuja construção poderá ser feita por meio de Parceria Público-Privada ou por meio de uma parceria entre o Estado e o Município. Vamos aguardar os próximos passos. Expectativas.

Veja mais: https://www.youtube.com/watch?v=SnNfv90dsuM