Governador Tarcísio afirma que vai investir em projeto de homeport e marinas públicas de São Sebastião

O município do Litoral Norte passará a ter capacidade para receber o Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, o maior navio de passageiros do mundo, com 365 metros de extensão.

O prefeito Felipe Augusto apresentou à Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes no Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (CEPAI), em São Paulo, o projeto do Homeport, desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião.

O Homeport será instalado na Praia Grande, na região central do município, e contará com a construção de um píer com dois berços de atracação. Um dos berços será capaz de receber o Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, o maior navio de passageiros do mundo, com 365 metros de comprimento.

Essas facilidades despertaram o interesse do governador Tarcísio de Freitas. “São Sebastião está plenamente capacitada para receber turistas e navios de cruzeiro. Tenho certeza de que essa iniciativa será bem-sucedida aqui. Com a conclusão das obras viárias, a logística será significativamente aprimorada. Continuaremos a realizar intervenções na Rio-Santos para torná-la mais segura, sempre priorizando os acessos e a infraestrutura”, afirmou o governador.

O prefeito Felipe Augusto enfatizou a meta de impulsionar o turismo não apenas em São Sebastião, mas em todo o Estado de São Paulo. Ele ressaltou que o projeto foi estrategicamente planejado para fortalecer o setor turístico. “Contamos com uma rede robusta de hotéis, restaurantes e praias, além de toda uma infraestrutura pronta para acolher os turistas de cruzeiros. Nosso Home Port será situado em uma área estratégica na Praia Grande, equipada com todas as facilidades necessárias para receber esses visitantes”, afirmou.

Ao contrário de uma parada ancorada, como ocorre em Ilhabela, o diretor de Assuntos Portuários de São Sebastião sublinhou que o novo terminal permitirá uma significativa redução de custos para os armadores durante a temporada de verão, quando os navios realizam cruzeiros pelo Brasil. Esse benefício foi destacado pelo presidente da Cruise Lines International Association (CLIA), Marco Ferraz.