Escola de Bailados de Caraguatatuba se destaca em festivais nacionais

A Escola de Bailados de Caraguatatuba vem acumulando diversas premiações em festivais por todo o Brasil. A mais recente conquista foi no Encontro Nacional de Dança (ENDA), organizado pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo (SINDDANÇA). Realizado em agosto no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, a Escola obteve a maior nota do festival.

A Escola conquistou o 1º lugar com a peça “A Filha do Faraó”, um conjunto de repertório remontado por Junior Silva, com assistência de ensaios de Juliana Thomé e preparação de elenco por José do Amaral. Além do reconhecimento, a apresentação garantiu uma das maiores notas do festival e prêmio em dinheiro.

O grupo também levou para Caraguatatuba o 2º lugar com “Concerto para Lecocq” – Conjunto Clássico, coreografado por Paula Firetti, com assistência de ensaios de Juliana Thomé e preparação de elenco de José do Amaral. Outro destaque foi o 2º lugar para a coreografia contemporânea “Voo Livre”, também de Junior Silva, com o mesmo time de assistência e preparação de elenco. Além das premiações, os bailarinos receberam indicações para vivências na São Cia. de Dança e uma vivência pedagógica.

“O ENDA é um evento fundamental, que marca a transição de muitos bailarinos da fase amadora para uma carreira profissional”, comenta Junior Silva, assessor técnico de dança da Fundacc e coreógrafo da Escola de Bailados. “Participar de um evento dessa magnitude é crucial para nossos bailarinos, pois oferece visibilidade e pode abrir muitas portas na carreira. Isso também coloca Caraguatatuba em destaque no cenário da dança nacional”, enfatiza.

O próximo desafio da Escola será a 5ª edição do “Prêmio Arte em Cena”, organizado por Ricardo Scheir em parceria com a Bravos Festivais, que acontecerá de 27 a 30 de agosto no Teatro Colinas, em São José dos Campos. Este festival foi criado para reconhecer a excelência da dança amadora brasileira e oferecer oportunidades de aprimoramento e profissionalização. Além das competições, o evento promove aulas, debates pedagógicos, apresentações de convidados e a seleção de bailarinos para as finais do Valentina Kozlova International Competition (VKIBC 2025), que ocorrerá de 7 a 12 de abril em Nova Iorque, EUA.

A Escola de Bailados de Caraguatatuba é um programa de formação em dança com o objetivo de formar intérpretes-criadores capazes de contribuir para o desenvolvimento cultural do país. Desde 2006, cerca de 100 alunos regularmente matriculados recebem ensino gratuito e de qualidade, com foco na consistência e aperfeiçoamento da técnica, qualificação profissional, desenvolvimento criativo, pesquisa, e apreciação da dança. O programa é dividido em sete ciclos: do 1º ao 6º ano e o Balé Jovem, proporcionando uma formação completa que une tradição e inovação.