“Des-suturando Nós do Capitalismo”, primeiro projeto literário de Amanda Scarabello, traz uma obra única feita em tecido, ilustrada manualmente por Ana Bedoya, bordadeira do Litoral Norte. Com páginas de algodão cru de 42×42 cm, a obra se destaca pelo formato não convencional e pela colaboração de Wil Letrando, que grafou à mão as poesias. A coordenação geral é de Laura Diniz e Teidy Hanada, da Minka Produções, e o pré-lançamento será em Ubatuba, na Microgaleria Abissal, no dia 28 de setembro.
Após o pré-lançamento, o livro será exposto na Flip, em Paraty, no espaço dedicado a autores independentes, no dia 10 de outubro, e servirá como base para a oficina “Materialidades Criativas” na Casa Pagã, no dia 11. O projeto nasceu em 2021, durante a pandemia, quando Amanda escreveu 300 poemas sobre as pressões e dificuldades impostas pelo sistema capitalista, selecionando 83 deles para compor a obra. A escritora se inspira em sua própria experiência de sentir-se consumida pelo sistema.
A confecção do livro é uma escolha que vai contra a produção industrial, alinhando a poesia a um processo artesanal que exigiu testes de fontes, tintas e tecidos, envolvendo profundamente a equipe criativa. Para Amanda, a obra é uma crítica ao capitalismo, convidando os leitores a refletirem sobre suas experiências e escolhas, além de explorar o potencial da poesia como ferramenta de empatia e transformação social.
Além do exemplar em tecido, um audiolivro narrado pela atriz Bruna Helena e um e-book com tratamento gráfico especial estão em desenvolvimento. O projeto visa expandir o alcance da obra e promover inclusão, proporcionando uma experiência sensorial e imersiva. Mais informações podem ser encontradas no perfil @freiodalingua no Instagram.
EXIBIÇÃO EXPERIMENTAL EM UBATUBA:
“Des-suturando Nós do capitalismo”
Data de apresentação: 28 de Setembro
Local: Microgaleria Abissal do Espaço Cultural Cambada
Horário: 15h às 23h
Entrada franca.
FLIP | PARATY 2024
“Des-suturando Nós do capitalismo”
Data: 10 de Outubro
Local: Espaço destinado a autores independentes na Flip – Paraty 2024 (Mesa 1)
Horário: 16h às 17h
Entrada franca.