São Paulo Cia de Dança, Gumboot Dance Brasil e Giro 8 brilham neste fim de semana do 25º Festival Dança & Movimento

As próximas apresentações do maior festival de dança do Litoral Norte continuam! De 20 a 22/9 acontecem na Vila (Centro Histórico de Ilhabela), e de 23 a 25/9, no Pés no Chão. O evento vai até o final do mês, com 16 espetáculos gratuitos e para todas as idades.

O Festival Dança e Movimento tem por essência uma mistura muito rica, que combina em sua programação corpos no ápice e corpos no prelúdio. É justamente por se fiar na possibilidade desse diálogo entre diferentes estágios, origens e linguagens que o festival chega a nada menos que sua 25ª edição! 

No sábado, 24/9, às 20h, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), premiada internacionalmente, apresenta três peças: “Ver o Ar Ouvir o Verão”, que explora o movimento do ar através de influências de danças chinesas e japonesas; “Pas de Deux de O Corsário”, uma coreografia técnica de Marius Petipa; e “Agora”, que explora o conceito de tempo, com trilha sonora que mistura rock e percussão afro-brasileira.

No domingo, 25/9, às 19h, a Giro 8 Cia de Dança traz o espetáculo infantil “Cerrado Mundo Mágico”, inspirado no bioma do cerrado e na relação dos animais com seu habitat.

Durante a semana, o festival retorna ao Espaço Cultural Pés no Chão. Na terça-feira, 24/9, às 13h30, acontece a peça “As Aventuras de José Pé”, e na quarta, 25/9, às 19h, grupos locais apresentam coreografias criadas em oficinas culturais. Na quinta, 26/9, às 9h, a Cia Sintonia Corpo e Arte apresenta “Crescer para?”, que aborda a transição da infância para a adolescência.

Neste final de semana, temos três grandes atrações que acontecem no Centro Histórico da Vila. Na 6a feira, 23/9, às 20h, temos a Gumboot Dance Brasil, com sua dança percussiva que nasceu entre os trabalhadores das minas de ouro e carvão sul africanas no século XIX. O grupo, que veio ano passado no festival, aceitou o pedido de bis e vem agora mostrar sua performance retumbante com outro espetáculo. “Elevados” traz o percurso de uma menina negra que decide caminhar por longas distâncias, atravessando mundos, para chegar ao topo da montanha e dançar para os deuses da chuva.

O Festival Dança e Movimento continua até 30 de setembro, com muitas atrações. Confira a agenda completa no quadro abaixo ou acessando o link: pesnochao.org.br/agenda/. Ao longo de sua história, o Dança e Movimento já apresentou mais de 300 espetáculos a um público de quase 40 mil pessoas.