Caraguatatuba realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde para discutir propostas e prioridades que irão orientar as políticas públicas do SUS no município.
Conferência reúne representantes para definir prioridades da saúde pública
Caraguatatuba promove, nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a 10ª Conferência Municipal de Saúde, evento que reunirá representantes da sociedade para discutir propostas que poderão orientar as futuras políticas públicas de saúde no município. Neste ano, o encontro tem como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”.
A conferência será realizada no Polo Cultural “Jac Costa”, localizado na Rua Teotino Tibiriçá Pimenta, nº 77, com início do credenciamento na sexta-feira às 18h e continuidade dos trabalhos no sábado, a partir das 7h30.
Debates abordarão quatro eixos principais
Durante o encontro, os delegados irão discutir temas considerados estratégicos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os assuntos estão o direito à saúde e à democracia, o financiamento do SUS, os impactos das emergências climáticas e da justiça socioambiental, além dos modelos de atenção e gestão voltados ao cuidado integral da população.
Também está prevista uma apresentação sobre a estrutura e o funcionamento da rede municipal de saúde, contribuindo para o diagnóstico dos desafios e avanços do sistema local.

Participação é destinada aos delegados eleitos
Apesar da relevância dos temas para toda a população, a conferência não será aberta ao público em geral. Participam apenas os delegados eleitos durante as pré-conferências municipais, realizadas em maio, além de autoridades convidadas e representantes dos diferentes segmentos envolvidos na construção das políticas públicas de saúde.
Ao final dos debates, os participantes irão consolidar as propostas em plenária e eleger os delegados que representarão Caraguatatuba na etapa regional da conferência.
Instrumento de participação previsto no SUS
As Conferências Municipais de Saúde são mecanismos previstos na legislação do Sistema Único de Saúde e têm como objetivo promover a participação social na definição das prioridades da saúde pública.
As propostas aprovadas durante o encontro poderão subsidiar futuras ações da administração pública, contribuindo para o planejamento, aperfeiçoamento dos serviços e fortalecimento do atendimento oferecido à população.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba/SP

