Um pinguim-de-magalhães debilitado foi resgatado na Praia da Sununga, em Ubatuba (SP), no último sábado (20/07), após ser encontrado por turistas. O Instituto Argonauta, que atua no Litoral Norte de São Paulo, foi acionado e enviou uma equipe para o local. O animal foi levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) de Animais Marinhos de Ubatuba, onde está passando por exames, medicação e alimentação específica.
Desde maio, o Instituto Argonauta já atendeu 145 ocorrências de pinguins-de-magalhães no Litoral Norte de SP, com 39 encontrados vivos e 10 ainda em reabilitação. Esses pinguins geralmente deixam a Patagônia Argentina em direção ao sudeste brasileiro em busca de alimento e águas mais quentes, mas alguns acabam se perdendo devido às correntes marítimas e chegam às praias debilitados.
O instituto recomenda não tocar nos pinguins encontrados, manter distância, não manusear carcaças, proteger o animal do sol, afastar animais domésticos e contatar o Instituto Argonauta pelo número 0800 642 3341.