A Prefeitura de Caraguatatuba, em uma ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Urbanismo e Saúde, com apoio da Sabesp, está investigando um possível despejo irregular de esgoto no bairro Massaguaçu.
O alerta foi dado por moradores que relataram mau cheiro nas águas do córrego entre as avenidas Regina Margarete Passos e Maria de Lourdes da Silva Kfouri.
Durante a inspeção, equipes percorreram a região e identificaram imóveis sem conexão regular à rede de esgoto da Sabesp, além de ligações clandestinas em áreas urbanas informais, agravando a situação sanitária local.
Para solucionar o problema, um mapeamento detalhado está em andamento para localizar os pontos críticos e aplicar medidas corretivas.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura e da Sabesp com a universalização do saneamento em Caraguatatuba, com meta de cobertura total de água e esgoto tratados até 2029.
Além de enfrentar os problemas imediatos de poluição e saúde, a ação visa preservar a qualidade das águas e garantir a balneabilidade das praias, como a Cocanha, beneficiando moradores e visitantes.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba