Foto: Mariana Chama

A Volta ao Mundo em 80 Dias” e “Sobre as Ondas” encerram o 25º Dança & Movimento neste fim de semana

As últimas apresentações do maior festival de dança do Litoral Norte serão realizadas neste fim de semana, no Espaço Cultural Pés no Chão! Os espetáculos são gratuitos e voltados para todas as idades.

O 25º Festival Dança e Movimento chega ao seu último fim de semana, após uma programação de 16 apresentações que devem reunir cerca de 4 mil espectadores. Celebrando suas bodas de prata, o evento mantém sua essência ao oferecer uma diversidade de atrações, que vão desde grupos renomados até talentos amadores, com um repertório variado que inclui dança contemporânea, circo, teatro, mágica, acrobacias, balé clássico, brasilidades e africanidades. Ao longo de sua história, o festival já apresentou mais de 300 espetáculos, assistidos por aproximadamente 45 mil pessoas.

Na sexta-feira, 27 de setembro, às 19h, o premiado espetáculo “A Volta ao Mundo em 80 Dias” retorna ao festival. Apresentado pela Cia Solas de Vento, esta adaptação do clássico de Júlio Verne conta com apenas dois atores que dão vida a mais de 10 personagens. A montagem, marcada por um ritmo dinâmico e o uso criativo de câmeras ao vivo, transporta o público para uma jornada vibrante. Este é o primeiro espetáculo infantil da companhia, que também já trouxe ao festival as montagens de “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”.

No domingo, 29 de setembro, às 19h, o espetáculo “Sobre as Ondas”, da Cia Trupe do Mar, fecha o festival com muita dança, manobras aéreas e humor. A peça narra as aventuras de animais marinhos da Mata Atlântica e foi desenvolvida em parceria com o Instituto Gremar, que trouxe uma abordagem sobre a preservação dos oceanos, tema central da Década Oceânica (2021-2030). Antes do espetáculo, às 18h, o Viva Instituto Verde Azul realizará uma exposição interativa sobre a vida marinha, com exibição de ossos de baleia, mapas e informações sobre os dejetos no mar.

No sábado, 28 de setembro, e na segunda-feira, 30 de setembro, o Pés no Chão promoverá eventos fechados. No sábado, grupos locais apresentarão coreografias e números de aéreos circenses criados em oficinas culturais, enquanto na segunda-feira haverá uma apresentação exclusiva de “Sobre as Ondas” para escolas. Ambos os eventos reforçam a missão do Pés no Chão de democratizar o acesso à cultura e formar novos públicos.

Sobre o Pés no Chão O Espaço Cultural Pés no Chão é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2001, promove projetos culturais voltados para crianças, adolescentes e jovens em Ilhabela. Ao longo de sua trajetória, a organização já formou mais de 4 mil alunos e apresentou cerca de 500 espetáculos, promovendo o acesso à arte e à cultura na comunidade local.

Para saber mais: www.pesnochao.org.br | @pesnochao20