De 13 a 30 de setembro, o maior evento de dança do Litoral Norte chega a Ilhabela, oferecendo 16 espetáculos gratuitos e abertos a todas as idades. O festival traz uma rica diversidade de estilos, incluindo dança contemporânea, circo, teatro, mágica, performance, acrobacia, balé, tecido acrobático, ritmos brasileiros, influências africanas e expressões locais e universais, reunindo tanto artistas amadores quanto profissionais. É com essa combinação que o 25º Festival Dança e Movimento mantém sua tradição, proporcionando uma programação gratuita e acessível a todos, refletindo o que há de mais atual no universo da dança e do movimento.
Nesta edição, grandes companhias ganham destaque, como a “São Paulo Companhia de Dança”, reconhecida por sua excelência técnica e artística, a “Gumboot Dance Brasil”, com sua vibrante dança percussiva, e a “Giro 8 Companhia de Dança”, de Goiás, que estreia no festival. As apresentações acontecem principalmente no Centro Cultural da Vila, que comporta grandes públicos, e na E.M. Paulo Renato Costa Souza, com espetáculos destinados aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Ilhabela. O Espaço Cultural Pés no Chão, organizador do evento em parceria com a Secretaria de Cultura de Ilhabela, será o palco da maioria das apresentações.
Ao longo de sua história, o Dança e Movimento já apresentou mais de 300 espetáculos para quase 40 mil espectadores. O texto oficial do evento resume bem o espírito de celebração da arte e da formação de público ao longo dos anos:
“São vinte e cinco temporadas de descobertas e envolvimento, de corpos em estreia e corpos reinventando, de respeitável público e elenco, de gente de dentro e de fora da Ilha, de pés no chão e sapatilha, de circo, palco e tecido. São bodas que alguns chamam de prata, mas poderiam ser de alegria, de frio na barriga nos bastidores, de olhos que brilham ao ver pequenas e grandes companhias, de luzes no palco que nos tocam profundamente.”
Sobre o Pés no Chão
O Espaço Cultural Pés no Chão é uma OSC que atua desde 2001 no desenvolvimento de projetos com crianças, adolescentes e jovens no município de Ilhabela, realizando a criação de produtos culturais, como espetáculos de teatro, dança e aéreos circenses, que são apresentados para a comunidade. Nesses mais de 20 anos, suas oficinas atenderam mais de 4 mil alunos, que entraram em cena no palco do Pés no Chão. Além disso, já promoveu aproximadamente 500 espetáculos profissionais e amadores, traçando um caminho importante de formação de plateia e de democratização cultural. www.pesnochao.org.br /
Para mais informações e Imagens, Locais e horários das apresentações, acesse: pesnochao.org.br/agenda/
Importante: Em todos os espetáculos não será necessária a retirada de ingressos, sendo a entrada realizada por ordem de chegada. No Espaço Cultural Pés no Chão, o limite é de 186 pessoas e, no auditório do Centro Cultural da Vila, é de cerca de 600 pessoas.